quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alta Costura!

Bom dia Blogetes, como muitas que me acompanham já sabe! Sou apaixonada pela Alta Costura! Então hoje, vou falar um pouco dela.


A Alta-Costura ou Haute-Couture é um mundo exclusivo para poucos e privilegiados. Para se ter uma idéia, em 1946 existiam 106 Maisons de Haute-Couture. Em 2003, 16. Em Janeiro de 2007, apenas oito grifes consagradas desfilaram em Paris (Armani Prive, Chanel, Christian Dior, Christian Lacroix, Elie Saab, Givenchy, Jean Paul Gaultier e Valentino – as outras que desfilaram eram de “convidados”) na coleção de Primavera 2007.


A alta costura é um trabalho artesanal, que realiza a fabricação de peças únicas e extremamente elaboradas. “Para ser considerada uma roupa de “alta costura”, é preciso constar na restrita lista de profissionais estabelecida e regida, desde 1868, pela Câmara Sindical da Alta Costura (Chambre Syndical de la Haute Couture - Paris), além de seguir algumas regras como: empregar no mínimo 15 pessoas nos ateliês e apresentar à imprensa uma nova coleção a cada estação, pelo menos 35 modelos para noite e dia”, explica Marcelo Pedrozo, professsor de moda do Senac São Paulo. Além disso, o criador necessita ser “indicado” por estilistas que já integram o grupo, ter Maison e produzir toda a coleção em Paris e esperar um período para ter seu nome oficializado como “criador de Alta-Costura”. Ainda assim, cada casa de criação é avaliada anualmente pelo Presidente de Honra do Chambre Syndicale, Jacques Mouclier.


John Galiano


Peças de Alta-Costura são produzidas em dois ou três únicos modelos. 
São obras de arte, confeccionadas à mão nas Maison.
Os vestidos são frágeis e delicados, feitos por uma única pessoa – extremamente qualificada para isto – que gasta em média de 170 a 175 horas.
São profissionais meticulosos, com muita paciência, pois sabem que, no caso, de não ficarem perfeitos, os modelos são desmanchados e refeitos.
Estas profissionais precisam ser “apaixonadas” pelo que faz, pois, segundo a chefe de costureiras de Chanel: “nesta profissão, quem não for apaixonado pelo o que faz, não realiza coisas belas”.
Sabendo desta exclusividade, as milionárias americanas compram peças, usam por um curto período e doam para Museus, que costumam organizar exposições temáticas todo ano. Uma dessas luxuosas exposições é no Baile de Gala no Metropolitan Museum em Nova York, que acontece anualmente com exposições de peças belíssimas, caras, novas e antigas, na presença da mais 
high society do mundo.




Armani Prive




Chanel












Christian Dior













Christian Lacroix









Elie Saab







Givenchy









Jean Paul Gaultier










Valentino








Tais vivaa???


Agora me digam... eles são ou não são merecedores do título de  Haute-Couture?? Eles são muito mais que tendência... eles são a MODA! E olha, fiz questão de pegar coleções até de 2006! Isso mesmoooo! Da de acreditar??  


Por isso que sou apaixonada.. e não existe razão?

Beijos Beijos

da Sú! =*


Nenhum comentário:

Postar um comentário